Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Next


Médico de formação, Michael Crichton notabilizou-se enquanto escritor e realizador da série “Serviço de Urgência”. As histórias de muitos dos seus livros foram adaptadas com grande sucesso ao cinema, como foi o caso de “O Parque Jurássico”. Tido como o pai de um género literário tipo techno-thriller, Michael Crichton ficciona em “Next” o mundo da genética, o que nos proporciona um contexto acelerado, furioso e, em certa medida, sem lei. Nesta história empolgante, os factos científicos cruzam-se com a ficção, surpreendendo o leitor a cada virar de página com descobertas fantásticas mas, simultaneamente, aterradoras. Este romance, publicado pela Dom Quixote, aborda, assim, questões muito discutíveis do ponto de vista ético, como os testes para doenças genéticas e a venda de óvulos ou esperma, bem como o papel dos capitalistas empreendedores e que investem neste tipo de engenharia. No final da obra, resultado de um intenso trabalho de pesquisa, o autor apresenta ainda as suas considerações relativamente às mais recentes evoluções e retrocessos no campo da genética.

Guia Terapêutico de Cinema


A Guerra e Paz publica um precioso guia que o poderá ajudar a ultrapassar os mais variados problemas de saúde, desde insónias a fobias, passando por depressões e até, imagine-se, desastres amorosos. A proposta é simples e o medicamento, para além de original, surge em todos os estilos, desde a comédia ao terror. Para cada patologia, Pedro Marta Santos, jornalista, argumentista, guionista e autor deste “Guia Terapêutico de Cinema”, apresenta um folheto médico com indicações, contra-indicações, efeitos secundários, interacções medicamentosas e, finalmente, a receita de tratamento com os filmes aconselhados, cujas composições e substâncias activas são claramente expostas ao leitor / paciente. O mais fácil de todo este processo será, decerto, a ida à “farmácia”, isto é, ao clube de vídeo mais próximo. Com um slogan apelativo, “Não vá ao médico, veja filmes!”, a filmoterapia proposta por este livro promete reduzir, na medida do possível, o consumo de fármacos.

Não Consigo Parar de Espirrar


A Dr.ª Filomena Falcão, especialista em Imunoalergologia, e a jornalista Cláudia Borges, perita no tratamento jornalístico de assuntos de saúde, ajudam doentes asmáticos, alérgicos e público em geral a con(viver) de forma harmoniosa com estas doenças limitativas do nosso quotidiano. No livro, “Não Consigo Parar de Espirrar”, as autoras chamam a atenção de todos para a necessidade de se saber mais sobre alergias e asma, bem como para a utilidade e importância de saber preveni-las. Os conhecimentos médicos aliam-se à linguagem clara e acessível do jornalismo e colocam ao dispor de todos os mais actuais conceitos médico-científicos. Com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, esta publicação da Esfera dos Livros responde às perguntas mais frequentes relacionadas com estas doenças e dá preciosas dicas e conselhos sobre como as contornar. É de enaltecer e felicitar o papel pedagógico desta obra, cujos conteúdos partem de casos reais, devidamente protegidos pela utilização de nomes fictícios.

Contos de Natal


Harmoniosamente ilustrado por Mireia Coll, os “Contos de Natal” da autora britânica Enid Blyton chegam até nós pelas mãos da Dom Quixote. Com uma encadernação de luxo, estes seis contos originais, repletos de brinquedos, fadas, duendes e, claro, crianças, prometem fazer sonhar todos os que por eles se deixarem transportar. São história de fantasia e emoção, bem ao estilo da autora de “O Colégio das Quatro Torres” e criadora de “Noddy”. Um livro perfeito para aproximar os mais jovens do espírito do Natal, cada vez mais ameaçado pelo consumo desenfreado e absurdo tão característico da sociedade actual. Esta obra pode constituir a prenda ideal para “entreter” e fazer sonhar os mais pequenos antes, durante e, espera-se, após a época natalícia.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A Utopia Segundo Che Guevara


No passado dia 9 de Outubro, passaram 40 anos sobre a morte de Che Guevara, um homem cuja efémera mas intensa existência mostra como é possível lutar por uma sociedade mais justa. Os ideais do guerrilheiro que saiu de si em benefício do colectivo inundam-nos a cada dia como estímulos para continuarmos a crer que é possível mudar a sociedade pela acção do homem real. Baptista-Bastos prefacia “A Utopia Segundo Che Guevara”, livro de Viriato Teles, resultado das viagens e reportagens deste jornalista pela América Latina. Desde as mudanças operadas pela Revolução Cubana de 1959, passando pela entrevista, o livro (bem ilustrado com fotos surpreendentes) culmina com vinte e cinco canções dedicadas a Che. Publicado pela Campo das Letras, escrito num português correctíssimo de tom apaixonadamente imparcial, como é apanágio do verdadeiro jornalista, este livro poderá ser para muitos o redescobrir de Che e dos seus ideais que têm tanto de utópicos quanto a nossa mente o permitir. Ou não tivesse o guerrilheiro dito outrora: “Sejamos realistas, exijamos o impossível”.

O Tesouro Perdido da Ilha da Caverna


Dos autores Martin Taylor e Duncan Smith, as Publicações Dom Quixote lançam, especialmente para os mais novos, “O Tesouro Perdido da Ilha da Caverna”. Trata-se de uma aventura com pop-ups em três dimensões que promete fazer as delícias dos pequenos leitores. Escrita em quadras, cujas rimas motivarão ainda mais a leitura, esta história de piratas será acompanhada de perto por criaturas verdadeiramente assustadoras, tais como polvos, tubarões, cobras, morcegos!... Os pequenos ficarão decerto espantados quando, ao virar de cada página, os animais saltarem cá para fora e voltarem a recolher-se para mais tarde, sempre que se quiser, voltarem a ser visitados. Numa época em que os hábitos de leitura são difíceis de fomentar, esta será uma boa forma de começar. De grande qualidade gráfica e de encadernação, este livro poderá ser uma boa opção para quem também já pensa nos presentes para este Natal, cada vez mais próximo.

O Codex 632


O terceiro livro de José Rodrigues dos Santos, conceituado jornalista da RTP, foi, sem dúvida, o que maior sucesso alcançou até ao momento. Em cerca de dois anos, “O Codex 632”, publicado pela Gradiva, vai já na sua 26.ª edição, com mais de 145 000 exemplares vendidos. A história, repleta de enigmas e mistérios, ricamente descrita e engenhosamente construída, tem tudo para prender o leitor da primeira à última página. Com inúmeras referências a livros, documentos e manuscritos verídicos, as tentativas de descodificação de uma misteriosa mensagem levam Tomás Noronha, historiador, a cruzar-se com um dos mais discutidos assuntos da época dos Descobrimentos. A identidade e missão de Cristóvão Colombo poderão ser finalmente desvendadas nesta história de aventura e mito onde a realidade e a ilusão se cruzam demasiadas vezes, teimando em esconder a verdade. Afinal, o que significam as três palavras que Martinho Toscano deixou nos seus papéis antes de morrer? Para quem ainda não leu, trata-se de um romance a não perder!

A Lógica dos Burros


Recentemente editado pelas Publicações Europa-América, este segundo livro de Gabriel Mithá Ribeiro promete tornar-se num best-seller à semelhança de “A Pedagogia da Avestruz”. Em “A Lógica dos Burros”, o autor continua a denunciar os erros das políticas de educação dos últimos governos. Alertando para a postura política face aos problemas da Educação, diz-nos que actualmente assistimos à “promessa generosa e apaixonada” que, no entanto, não é para levar a sério. Entre outros aspectos, são abordadas as questões do controlo ideológico do ensino por “lobbies”, indisciplina, avaliação facilitista, incongruências curriculares, falhas na gestão escolar e até mesmo na formação de professores. Mais do que criticar, o autor lança as bases das necessárias transformações futuras no ensino. Ao longo da sua carreira, enquanto professor e investigador, o autor colaborou com várias publicações, reunindo agora esses textos nesta obra de referência para pais, professores, alunos, políticos e cidadãos em geral. O livro tem prefácio do mediático Marcelo Rebelo de Sousa.