Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

sábado, 27 de dezembro de 2008

Doce Vida


Riquíssimo! É o adjectivo que ocorre após o contacto com mais esta publicação gastronómica da Esfera dos Livros. Luís Baena, um dos mais conceituados chefs portugueses, actualmente chef do restaurante Terraço – Hotel Tivoli -, traz até nós “Doce Vida”, isto é, cerca de 180 páginas de gulosas sugestões, com a requintada fotografia de Rui Santos. Do alto da sua experiência nacional e internacional, Luís Baena delicia com as suas propostas de sobremesas quentes, frias e geladas, conventuais e festivas. Surpreende ainda com receitas dedicadas à sua própria família ou a outros chefs que admira. Termina com breves apontamentos para acompanhar um chá e um indispensável glossário de pastelaria. Desde os modos de preparação, às importantes dicas e pertinentes sugestões de empratamento, nada escapa ao paladar do autor e ao olhar do fotógrafo, numa edição de grande qualidade. Imprescindível para conferir um toque de actualidade aos doces mais tradicionais e que qualquer um gostaria de pôr na mesa na época que se avizinha.

Um Presente Para o Pai Natal


Pela primeira vez alguém manifesta o desejo de oferecer um presente ao Pai Natal, em vez de fazer um pedido. A ideia parte de Sam, um menino que acha que o Pai Natal já fez muito pela felicidade de todos e que chegou a altura de ser ele a dar alguma coisa ao Pai Natal. A ideia surpreende o próprio velhote gorducho que, em tantos anos, nunca tinha recebida uma carta como a de Sam. O encontro entre ambos, há tanto ansiado, promete fazer vibrar a pequenada e mostra a todos como uma “intenção generosa” é a melhor prenda que qualquer adulto, Pai Natal ou não, pode receber. Renda-se à maravilha desta aventura mágica em 3D onde, a cada página, saltam casas, pinheiros, trenós, crianças e sonhos, muitos sonhos! A história é de David Wood e as ilustrações de Dana Kubick. Para os mais novos, esta pode ser a prenda perfeita neste Natal. Bonita e com coração.

Porto Versus Lisboa


“Uma batalha campal em livro” – este é o subtítulo da obra “Porto versus Lisboa”, publicada recentemente pela Guerra e Paz na sua Colecção Almanaque, o que deixa antever a riqueza e o inesperado do seu conteúdo. Composto por interessantes textos da autoria de António Eça de Queiroz e António Costa Santos, este é um livro divertido, de fácil leitura, com o qual poderemos recordar os principais ex libris das maiores cidades portuguesas. As trocas de ideias sucedem-se sobre os mais destacados símbolos das duas cidades, como o Santo António e o São João, o FCP e o SLB, o Douro e o Tejo, entre outras picardias gastronómicas, históricas, musicais e até anedóticas. Com este primeiro duelo citadino em forma de livro, serão recorrentes as gargalhadas quentes em noites frias de Dezembro. E, no final, quem vencerá, o pastel de Belém ou a francesinha, a ginjinha ou o vinho do Porto? Em última análise, trata-se de um hino às duas belas cidades e às suas ricas diferenças. Este é um livro no qual os ferozes ataques desferidos não são mais do que momentos de boa disposição!

Pavana


Considerado por Anthony Burgess como “um dos melhores romances ingleses do século XX”, “Pavana” conta a história de uma Inglaterra onde o avanço científico deixou de ter lugar. Em 1558, uma Armada Invencível conquistou o país após o assassinato da Rainha Isabel I. Tal acontecimento viria a alterar a História da Europa e do Mundo para sempre. Já no século XX, quem reina é a Igreja Católica. A Inglaterra, essa, encontra-se transformada num lugar de elevada beleza pastoral, onde toda e qualquer tecnologia não passou dos tempos da locomotiva a vapor. No entanto, esta situação não poderá continuar eternamente. Os defensores da tecnologia estão cada vez mais decididos a fazê-la prevalecer e a revolução aproxima-se a passos largos, ameaçando as fundações de toda a nação. A veracidade conferida ao texto de Keith Roberts é tal que a história se torna real e impossível de pôr de lado. Publicado pela Saída de Emergência, esta é uma narrativa de significado ulteriormente lírico que, apesar da complexidade, é fácil de sentir e de explicar. Para o mestre da literatura fantástica da actualidade, George R. R. Martin, “nenhuma história dos últimos trinta anos se aproxima sequer de Pavana”.

O Último Navegador


O primeiro romance de Virgílio Castelo transporta-nos até ao Portugal de “O Último Navegador”. Esta é a história de Benjamim, um professor de História reformado, cujo desespero e amargura o depositam num país alternativo, no ano de 2044. Um país e uma época onde a lamúria e o descontentamento deixaram de ter lugar. Após uma guerra civil sangrenta, o país teria renascido numa monarquia moderna e abraçado a prosperidade e o crescimento. Acabar-se-iam as crises e haveria uma nova capital, Lusitânia. A Rosa, uma psiquiatra de formação e convicção, acompanhará o caso de Benjamin, o desgosto que este sofreu pelo amor de Mariana, pelo suicídio do seu irmão e pela acusação de um crime que não cometeu. O que a confunde, fazendo-a duvidar da sua ciência e da razão, é o facto de Benjamim dizer viver num futuro a mais de três décadas de distância. Rosa ver-se-á envolvida nos meandros do seu drama a todos os níveis. Esta obra da Esfera dos Livros surpreende pela forma como nos leva a pensar e a sonhar o futuro do nosso Portugal. Uma boa leitura para as noites frias de Novembro.

O Livro da Longevidade


Das Publicações Europa-América, surge no mercado “O Livro da Longevidade”, um verdadeiro guia para a vida eterna. Este precioso auxiliar, portador das mais recentes descobertas de médicos especialistas, permitir-lhe-á apagar as linhas do tempo, redescobrir a juventude perdida, viver mais e melhor, aguçar a sua mente e a sua memória e, acima de tudo, retardar o envelhecimento. Para prevenir, travar ou tratar os efeitos do relógio corporal, Edward Claflin e os Prevention Health Books apresentam aqui os resultados de décadas de pesquisa intensiva. Não devendo ser encarado como um manual médico, trata-se, no entanto, de uma obra de referência que o poderá ajudar a tomar decisões criteriosas em relação à sua vida. Dividido em duas grandes partes, as tácticas para parar o tempo e a protecção do corpo, a sua leitura e consulta revelar-se-ão momentos simples e esclarecedores para o mais comum dos leitores.

Nicolas & Nyoka


Nicolas é um jovem cuja visão da vida e de si próprio ficará bastante mais definida após o seu regresso de África. O jovem irá crescer com o relacionamento estabelecido com Nyoka, a cobra pitão que veio escondida no seu saco de viagem após o safari africano. É claro que este não é um comportamento seguro e aconselhável aos jovens, pois uma cobra pitão não é um animal de estimação comum nem aconselhável às crianças. No entanto, aqui, o perigo, o fascínio e o insólito, acompanhados de um grande respeito e cuidado, darão progressivamente lugar a um conhecimento e entendimento perfeitos entre os dois. Esta recente publicação da Dom Quixote prima conseguir estimular a fantasia das crianças de tal forma, levando-as a imaginar-se na situação criada. Trata-se de uma edição bilingue, em português e inglês, dirigida essencialmente a crianças entre os 8 e os 12 anos. No final, apresenta ainda um glossário ilustrado de alguns termos africanos que surgem ao longo da história. A autora, natural de Moçambique e formada em Belas Artes, escreve e ilustra as suas histórias. “Nicolas e Nyoka”, bem como “O Quadro Que Não Quer Acabar” ou “O Cão Que Joga Xadrez”, da mesma autora e editora, são uma pequena grande prenda de Natal a pôr na lista.

Atlas das Espécies em Perigo


O drama da extinção que cerca de 15000 espécies de plantas e animais enfrentam actualmente, serviu de mote a Sally Morgan, que construiu e organizou este guia completo sobre os animais ameaçados e os seus respectivos habitats. Este “Atlas das Espécies em Perigo” encontra-se dividido em oito capítulos, referindo os animais consoante a área do globo onde se encontram, ainda… Da floresta tropical às pastagens temperadas, dos desertos aos pólos e montanhas, passando por oceanos e ilhas, nenhum animal ameaçado foi esquecido. São apresentados vários mapas detalhados dos ecossistemas de todo o mundo, sendo feita uma pormenorizada análise da protecção concedida às espécies abordadas. Os artigos, devida e profusamente ilustrados, sobre espécies como o panda-gigante, o manatim, o mico-leão dourado, os lobos cinzentos, o urso polar ou a tartaruga grega, entre muitas outras, transportam a mensagem da ecologia e da importância das questões ambientais. Conclusão: a perda de habitat e a poluição são apontadas como os principais motivos para a extinção de alguns animais. Mais um livro imprescindível da Campo das Letras.