Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

12 Erros que Mudaram Portugal


João Vasco Almeida e Rui Baptista reuniram neste livro doze dos mais caricatos erros de Portugal ao longo de 800 anos. Alguns de circunstância, outros graves e reveladores da nossa falta de jeito para a administração. Cruzam-se dados de várias fontes e comentam-se criticamente os acontecimentos, sem se ter a pretensão de se criar um livro de História. Desde os erros de D. Afonso Henriques aos da Inquisição, passando pelo deslumbramento de D. João V com o ouro do Brasil, até às influências nefastas dos portugueses na alimentação mundial, tudo é mirado pelos autores. Os últimos capítulos são dedicados às incongruências do hino nacional, aos erros de Marcelo Caetano por não democratizar o país e do próprio Cavaco Silva, aqui apontado por não ter, desde o princípio, tomado conta dos portugueses do ponto de vista afectivo. Ilustrado por Ricardo Cabral, “12 Erros que Mudaram Portugal” surge pela Guerra e Paz.

3 comentários:

Maria Manuel Magalhães disse...

Li muito recentemente o livro e para quem gosta livros de história acho que está bastante engraçado e original. Para quem gosta de história, mas se aborrece em ler livros que normalmente são maçudos este é o ideal.

Pedro disse...

Estive para ler este livro. Muito sinceramente adoro História, mas esta obra não me parece que seja assim tão original como aparenta =/

Sílvia Fernandes disse...

Boas leituras e obrigada pela visita!