Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tenho 13 Anos, Fui Vendida


O jeito inocente de cada frase, a simplicidade de cada capítulo e a força do conjunto que compõe esta obra fez de “Tenho 13 Anos, Fui Vendida”, da autoria de Patrícia McCormick, um dos cem melhores livros de 2006, de acordo com a revista Publisher’s Weekly, tendo sido, no mesmo ano, finalista do famoso National Book Award, na categoria de literatura juvenil, nos Estados Unidos da América. Em Portugal, chega até nós através da Editorial Presença.
A autora conta, com todo o impacto que provoca o relato na primeira pessoa, a história de Lakshmi, uma menina nepalesa de treze anos que se vê repentinamente transposta da sua pequena aldeia perdida nos Himalaias, onde brincava com a sua cabra de estimação e com a irmã bebé, para a cidade de Calcutá, na Índia. Tinha sido vendida pelo padrasto como escrava sexual, passada entre vários intermediários e acabara num bordel cujo nome é de uma ironia macabra para que se vê nele preso, a Casa da Felicidade. Obrigada a fazer tudo o que mais a repugna, entregue ao mundo da prostituição por um período de tempo incalculável, a sua obstinação e determinação serão suficientes para que consiga manter a sua coragem e integridade. A protagonista partilha as suas pequenas alegrias, bem como as agonias das colegas que a acompanham na sobrevivência diária. Tudo isto influirá decisivamente no seu destino. De enaltecer, a leveza da prosa incutida à pequena Lakshmi pela mão da autora.

4 comentários:

Pedro disse...

Um livro que deve tocar imenso, só o título simples e forte basta para perceber isso.

Célia disse...

Concordo com o Pedro, realmente o título é muito forte. A verdade é que há muitos livros de género no mercado, mas este parece não ser mais um... pelo menos tendo em conta as críticas que teve.

Já agora, aproveito para te convidar a participar no nosso Fórum recém-inaugurado dedicado aos livros (só podia!). Podes ver aqui: http://estante-de-livros.pt.vu/.

Beijinhos**

Anónimo disse...

Já li esse livro...
Está uma excelente obra...
Vale a pena ler...

Anónimo disse...

Eu estou ainda a ler este livro, mas até agora acho que é um livro que mostra a realidade que se vive em alguns pontos do país