Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Quando o Sol se põe em Machu Pichu


Luís Novais, o autor de “Quando o Sol se põe em Machu Pichu”, é um jovem e prometedor romancista no actual panorama literário português. A sua linguagem, sincopada mas simultaneamente visual, é capaz de aproximar a acção descrita com a reflexão das próprias personagens. E a aventura que o espera poderá vir a devolver-lhes a capacidade de sonhar, algo que há muito julgavam perdido e que todos nós, no mundo ocidental que habitamos, há muito deixámos de alimentar. Um grupo de pessoas parte numa expedição até à cidadela de Machu Pichu. O sonho de um deles é encontrar uma cidade perdida nos Andes, que se diz ficar dentro de uma montanha. Em destaque aparece um famoso disco solar em ouro maciço, procurado desde os tempos do colonizador Pizarro e nunca encontrado. A demanda devolverá aos intervenientes a capacidade de sonhar e, consequentemente, a força para agir e assim, em última instância, resistir à barbárie em que o mundo actual se tornou. Mais do que uma aventura de viagens, esta história, publicada pela Esfera do Caos, atinge o patamar do romance filosófico, apresentando uma reflexão sobre o nosso próprio percurso civilizacional.

Viver o Sexo com Prazer


Nos últimos anos, o papel de Marta Crawford, psicóloga especializada em sexologia clínica, tem sido preponderante na educação sexual dos portugueses. Foi sobejamente divulgado o livro “Sexo Sem Tabus”, bem como os programas “AB Sexo” e “Factor M”, todos da sua autoria. Agora surge, uma vez mais pela mão da Esfera dos Livros, “Viver o Sexo com Prazer” que, em apenas um mês alcançou a 2.ª edição. Neste guia da sexualidade feminina, mulheres e homens poderão descobrir novas formas de viver a sua sexualidade, sem medos nem preconceitos. Trata-se de um conjunto de indicações e sugestões que, de forma simples, directa e explícita, bem ao estilo da autora, poderão continuar a transformar a vida íntima e a mentalidade dos portugueses. Neste livro, fica patente que existem várias formas de a mulher viver a sexualidade, cada uma delas de acordo com a fase da vida em que se encontra, desde as transformações da adolescência, passando pela gravidez, menopausa e terceira idade. Destaca-se o capítulo dedicado à protecção da mulher, através dos vários métodos contraceptivos, e a interrupção voluntária da gravidez. No seu género, este livro de Marta Crawford é o mais actual.

Sebenta Criativa


Integrada na colecção Biblioteca Universitária, das Publicações Europa-América, esta “Sebenta Criativa para Estudantes de Jornalismo”, da autoria de Luís Carmelo, apresenta os mais importantes fundamentos teóricos dos vários géneros jornalísticos, podendo também ser utilizada como apoio para uma oficina de escrita. Destina-se essencialmente a estudantes de jornalismo e jornalistas em início de carreira que aqui poderão encontrar exercícios adequados a cada tema, desde a entrevista, reportagem, crítica, editorial e comentário, aos textos de viagem, de divulgação e jornalismo online. No último capítulo, ou bloco, como nos é apresentado, os leitores são desafiados a cruzar os vários géneros jornalísticos trabalhados até então, com o objectivo de criar um texto transversal. De notar a pertinência e a escolha criteriosa de cada exemplo levada a cabo pelo autor que em muito poderão ajudar o leitor a fazer a ponte entre a teoria e o que se pretende que um dia venha a construir e que, entretanto, poderá praticar.

Manual de Gastronomia


O “Manual de Gastronomia” constitui mas uma novidade da Civilização Editora para o sector da hotelaria e restauração. Sendo de especial interesse para estudantes e formadores da área, poderá ser também um auxiliar precioso para outros profissionais que, diariamente, gostem de confirmar procedimentos e modos de confecção dos mais variados alimentos. Desde a carne, ao peixe, passando pelas aves, legumes, sobremesas, acompanhamentos e entradas, os recursos deste manual são muito vastos. Destaque-se a secção final dedicada à cozinha internacional, com sugestões de pratos exóticos e bastantes diferentes da nossa tradição, e o glossário onde podemos encontrar os termos mais úteis e recorrentes que permeiam a linguagem utilizada por qualquer grande chefe. Da autoria de Albano Marques, esta é mais uma obra de referência para todos os que buscam a excelência no prato.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Arca Perdida da Aliança


Por muitos conhecido como o “Indiana Jones britânico”, o professor Tudor Parfitt tem dedicado toda a sua vida a encontrar tribos perdidas em lugares remotos, em expedições que vão desde a Israel à Papua Nova Guiné. Neste livro, Parfitt consegue aliar os princípios rigorosos que pautam a sua vida académica com o drama e o detalhe da sua veia de escritor. O resultado é um romance policial lúcido, hipnotizante e de excelência. Quanto ao assunto em questão, como o título indica, trata-se da história da Arca da Aliança, que se pensava perdida há mais de 2500 anos. Aquele que se pensava ser apenas um mito bíblico foi finalmente descoberto após uma aventura que ocupou cerca de 20 anos da vida de Tudor Parfitt. Com traços indiscutíveis de guia de viagens, tédio é termo que o estilo de “A Arca Perdida da Aliança” recusa liminarmente. Inegável é também o carácter controverso do lugar apontado para a localização da arca. A ilustrar esta aventura temos, na parte central, um conjunto de fotografias da expedição do autor. Ler esta obra será acompanhá-lo por todos os perigos e descobertas empolgantes. Trata-se de uma edição dos Livros d’Hoje, chancela das Publicações Dom Quixote.

Marechal Costa Gomes


A figura emblemática do Marechal Costa Gomes é-nos apresentada em biografia pelo historiador Luís Nuno Rodrigues. Numa recente publicação da Esfera dos Livros, ficamos a conhecer o papel que Costa Gomes desempenhou nos últimos anos de ditadura e durante o Processo Revolucionário em curso (PREC) após a Revolução do 25 de Abril. Em “Marechal Costa Gomes – No Centro da Tempestade”, uma biografia organizada em capítulos curtos e de fácil leitura, acompanhamos o percurso do jovem aluno do Colégio Militar, o mesmo que Marcelo Caetano viria a escolher para chefiar as Forças Armadas e aquele que os capitães de Abril escolheriam para liderar o novo regime. Ao substituir António de Spínola na presidência, Costa Gomes foi exemplo de moderação entre as várias forças que disputaram o controlo de Portugal em tempos muito delicados. Conseguiu evitar o despoletar de uma guerra civil, contribuindo para a instauração de um verdadeiro regime democrático. Esta publicação de luxo em capa dura é ainda enriquecida por dois conjuntos de fotografias do Marechal entre 1971 e 1976, propriedade do Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Montparnasse – Até ao Esgotamento das Horas


O excesso da década de 60 em Paris serve de mote a Vasco de Castro para a construção do romance “Montparnasse – Até ao Esgotamento da Horas”. Forçado ao exílio na capital francesa entre 1961 e 1974, aí colaborou como desenhador satírico em vários títulos da imprensa francesa. Foi também aí que fundou uma editora e várias publicações políticas de esquerda. Na primeira pessoa, Vasco de Castro descreve as experiências excessivas de um lugar e época únicos: Montparnasse nos anos 60. Para além dos rigores a que o exílio o votara, o que mais fascina nesta obra é o clima de festa permanente que a perpassa. Pessoas de origens e interesses múltiplos, sedes e associações pitorescas, reuniões e discussões políticas pela noite dentro, até que as horas se esgotassem. Mesmo para quem não viveu todas estas experiências na Paris da década de 60, este documento trazido até nós pela Campo das Letras consegue transportar-nos com rigor para o centro de um mundo frenético, para o centro do verdadeiro mundo até ao inevitável regresso a Portugal.

Manual de Hotelaria


Esta é uma verdadeira obra de referência para formadores, profissionais e estudantes da área de hotelaria. Da autoria de Albano Marques, “Manual de Hotelaria – Políticas e Procedimentos”, é uma das novidades da Civilização Editora para o sector. Completo, rigoroso e pormenorizado, só assim podemos qualificar o conteúdo deste manual que aborda, para além de outros temas gerais de hotelaria, o funcionamento da administração, comunicação, equipamentos, direcção, informática, alimentos, bebidas, hospedagem, recursos humanos e segurança. Inclui ainda um glossário de termos de hotelaria, muitos de origem estrangeira. Aspectos como a organização e a disciplina são levados ao extremo pela preponderância que têm nesta área. Quanto maior for o cuidado e o empenho, mais elevada será, assim, a qualidade do serviço prestado. É este o objectivo essencial de uma obra que constitui uma ajuda fundamental para que os responsáveis hoteleiros atinjam as suas metas de qualidade.