Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A Outra Casa de Mazón



Juan Benet é considerado pela crítica como um dos mais influentes escritores da literatura espanhola da segunda metade do século XX. A Ambar publica este ano em Portugal o seu romance “A Outra Casa de Mazón”, onde podemos encontrar não só o género narrativo como o poético e, essencialmente, o dramático. Aliás, o teatro constitui uma parte importante da obra do autor, o que contribuiu em muito para a sua relevância no panorama literário europeu e mundial.

A família Mazón constitui o centro deste mundo destruído narrado por Juan Benet. Trata-se de um mundo irreal, arruinado, utilizado pelo autor como enquadramento para a história da estranha família de Cristino e Eugenia. Nesta família, os vícios modelam os comportamentos das várias personagens. Problemas como o incesto e os ódios entre familiares perpassam esta história cheia de crueldades.

As personagens e os acontecimentos da família Mazón que roçam, por vezes, o absurdo, dão a conhecer ao leitor um pouco do estilo literário seguido por este autor, desaparecido em 1993. Esta história de conflitos permitirá ao leitor reflectir e conjecturar sobre a fragilidade do seu próprio mundo e acerca da complexidade humana que o compõe.

Sem comentários: