Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Um Tiro na Bruma



Os factos históricos entrelaçam-se com o clima de investigação policial neste primeiro romance de Manuel Cardoso, editado pela Sopa de Letras, recebido com agrado pelos apreciadores do género.
O autor exerce a profissão de médico veterinário em Macedo de Cavaleiros. Esta é uma das semelhanças que encontramos entre a sua vida e a de Amadeu, personagem central, e real, desta envolvente e interessante trama. Trata-se de uma personagem real pois Amadeu era avô do autor, cuja vida foi por este investigada e reconstruída. Manuel Cardoso apresenta a sua obra como um livro de mortos, pois o mundo em que os acontecimentos se deram já desapareceu, cabendo ao leitor transportar-se até à região de Trás-os-Montes do início do século XX e seguir a sequência dos acontecimentos.

Manuel Cardoso consegue entrecortar a narrativa com a história do país de forma harmoniosa, sendo de grande valor e pertinência as referências à Implantação da República, à Grande Guerra de 1914-1918, à pandemia de Gripe Pneumónica e até ao Reino da Monarquia do Norte. Neste período, agitado pelos mais variados acontecimentos e conflitos político-sociais, Amadeu sente todas as dificuldades para o exercício da sua profissão e as personagens criadas em seu redor permitem-nos conhecer, em rigor, a sociedade portuguesa da época, com especial relevo para as gentes da zona transmontana. A construção da Linha do Tua foi um marco importante neste processo e tal não poderia ser olvidado pelo autor. Ainda relativamente à região focada e numa escrita já de si cuidada, o autor prima também por fazer uso de regionalismos como escarqueijar e esvarar, devidamente explicados nas notas explicativas iniciais.

3 comentários:

manuel cardoso disse...

Boa noite. Obrigado pela sua referência a "Um Tiro na Bruma". Ainda bem que gostou. Se me quiser colocar alguma questão, faça favor.
Mais uma vez muito obrigado!
Manuel Cardoso

manuel cardoso disse...

Boa tarde. Obg pelo seu post sobre Um Tiro na Bruma. Se quiser que lhe dê algum esclarecimento (duvido que precise), faça favor. Obg, manuel carposo

www.adriveinmycountry.blogspot.com

Sílvia Fernandes disse...

Obrigada eu, pelo comentário do próprio autor! Trata-se de uma história bem muito bem construída e contextualizada. Parabéns!
Um abraço.
Sílvia