Bem-vindo ao Propostas Literárias!... Visite também o Chefe Mário!...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Cerco


“O Cerco”, da autoria da britânica Helen Dunmore, nomeado para os prémios Whitbread Novel Award e Orange Prize for Fiction, conta-nos uma história de guerra do ponto de vista do coração dos seus protagonistas, a família Ilyich. Durante a II Guerra Mundial, os alemães cercaram a cidade de Leninegrado, condenando muitos dos seus habitantes à morte devido à falta de comida, água, abastecimentos de energia. Assim, a população será conduzida a um torpor que contribuirá para a formação de uma nova mentalidade regida pela luta e pela sobrevivência. Por todos estes momentos de angústia, passará a heroína do romance, Anna, filha de Mikhail Ilyich, tradutor e escritor, que vê cada vez mais os seus trabalhos serem censurados devido às circunstâncias políticas. Após a morte da mãe, aquando do nascimento do irmão Kolya, Anna vê a sua vida mudar radicalmente, pois não poderá terminar os estudos para ir trabalhar para uma creche e tomar conta do irmão. De elogiar ainda a referência a vários poetas russos e a apresentação de vários trechos de poesia que retratam o país e ajudam a construir as personagens. “O Cerco” foi recentemente publicado pela editora Campo das Letras.

Maria, A Maior Educadora Da História


O autor, Augusto Cury, apresenta-nos neste livro a mulher mais famosa e, simultaneamente, enigmática, da história moderna, Maria, mãe de Jesus. Em “Maria, A Maior Educadora da História”, encontramos a visão do autor em termos de psicologia, psiquiatria e pedagogia quanto aos ensinamentos que terá passado a Jesus. Sendo a educação de Jesus um assunto delicado e de extrema importância para a Humanidade, é intrigante o facto de não ter sido educado por intelectuais ou especialistas em filosofia, mas sim por Maria, uma mulher em tudo igual às outras mas a única elogiada na Bíblia e no Alcorão. Em termos de personalidade, pouco sabemos sobre Maria. No entanto, o autor procura avaliá-la partindo dos dez princípios que utilizou na educação de Jesus. O livro é uma investigação com resultados surpreendentes. Aqui, somos obrigados a reconhecer que os princípios seguidos por Maria na educação de Jesus poderão constituir uma mais-valia para toda a educação, em termos intemporais. Nesta obra dos Livros d’Hoje, poderemos reencontrar a importância da intuição, do servir a sociedade, a protecção da emoção, da ambição interior, da contemplação da natureza, da inteligência e disciplina na construção de um projecto de vida.

O Ataque à Razão


Publicado pela Esfera do Caos, “O Ataque à Razão”, da autoria de Al Gore, Prémio Nobel da Paz 2007, avalia o passado, o presente e o futuro da democracia e do debate democrático. Cada vez mais condicionados e limitados pelos meios de comunicação, os cidadãos são impedidos de participar no debate político. Aproveitando para criticar e deitar por terra a actuação de Bush, o autor torna claro como algumas forças estão a agir contra nós e sobre a nossa capacidade de raciocinar. A comunicação, politicamente falando, processa-se apenas num sentido, em termos de retórica visual e linguagem corporal, enquanto a lógica e a razão deixam de ter lugar. Este livro constitui um passo além depois de “Uma Verdade Inconveniente”, passando do alerta quanto às alterações climáticas para um manifesto em linguagem clara e pensamento lúcido baseado na experiência da sua vida política e no trabalho de especialistas. O alerta de Al Gore é premente, pois não nos resta muito mais tempo para desperdiçar em apatias. É tempo de agir contra os meios utilizados, de momento, pela democracia. É necessário apurar verdades e raciocinar objectivamente.

O Livro Negro do Capitalismo


Organizado por Gilles Perrault, “O Livro Negro do Capitalismo”, publicado pela editora Campo das Letras, reúne artigos de historiadores, sociólogos, economistas, escritores e sindicalistas como Philippe Paraire, Roger Bordier, Claude Willard, Jean Pierre Fléchard, François Derivery, Jacques Jurquet, Robert Pac ou Agostinho Lopes sobre o modelo económico, ideológico e político que, ao longo da história, tanta injustiça discriminação e desigualdade social produziu. São histórias de escravidão, repressão, tortura, violência, roubo de terras e recursos naturais, criação e divisão artificial de países, imposição de ditaduras, embargos económicos, destruição de modos de vida dos povos e das culturas tradicionais, devastação ambiental, desastres ecológicos, fome e miséria. Organizados cronologicamente, os textos curtos e de fácil leitura transmitem, por vezes, a angústia pessoal dos autores. A solução para o problema ainda está por encontrar, uma vez que a nossa capacidade de resistir é a cada dia mais fraca. A esperança reside nas mãos dos que conseguem resistir ao capitalismo e que, um dia, unidos, salvarão o mundo.